Paz&Amor

Paz&Amor
A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa é o que é. E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra, e quanto isso me basta. Basta existir para se ser completo. Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinha.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tempo de Amor

"Ah, não existe coisa mais triste que ter paz
E se arrepender, e se conformar
E se proteger de um amor a mais
O tempo de amor
É tempo de dor
O tempo de paz
Não faz nem desfaz
Ah, que não seja meu
O mundo onde o amor morreu"


Vinicius De Moraes


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

L'existencialism


"... se Deus não existe, há pelo menos um ser, no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Que significa então que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente é nada. Só depois será, e será tal como a si próprio se fizer."


Com essa afirmação vemos o peso da responsabilidade por sermos totalmente livres. E, frente a essa liberdade de eleição, o ser humano se angustia, pois a liberdade implica fazer escolhas, as quais só o próprio indivíduo pode fazer. Muitos de nós ficamos paralisados e, dessa forma, nos abstemos de fazer as escolhas necessárias. Porém, a "não ação", o "nada fazer", por si só, já é uma escolha; a escolha de não agir. A escolha de adiar a existência, evitando os riscos, a fim de não errar e gerar culpa, é uma tônica na sociedade contemporânea. Arriscar-se, procurar a autenticidade, é uma tarefa árdua, uma jornada pessoal que o ser deve empreender em busca de si mesmo. Os existencialistas perguntaram-se se havia um Criador. Se sim, qual é a relação entre a espécie humana e esse criador? As leis da natureza já foram pré-definidas e os homens têm que se adaptar a elas? Esses homens estiveram tão dedicados aos seus estudos que tornaram-se anti-sociais, enquanto se preocupavam com a humanidade. Kierkegaard, Nietzsche e Heidegger são alguns dos filósofos que mais influenciaram o existencialismo. Os dois primeiros se preocupavam com a mesma questão: o que limita a ação de um indivíduo? Kierkegaard chegou à possibilidade de que o cristianismo e a fé em geral são irracionais, argumentando que provar a existência de uma única e suprema entidade é uma atividade inútil. Nietzsche, freqüentemente caracterizado como ateu, foi sobretudo um crítico da religião organizada e das doutrinas de seu tempo. Ele acreditou que a religião organizada, especialmente a Igreja Católica, era contra qualquer poder de ganho ou autoconfiança sem consentimento. Nietzsche usou o termo rebanho para descrever a população que segue a Igreja de boa vontade. Ele argumentou que provar a existência de um criador não era possível nem importante. Nietzsche se referia à vida como única entidade que carecia de louvor. Prova disso é o eterno retorno em que ele afirmava que o homem deveria viver a vida como se tivesse que vivê-la novamente e eternamente. E quanto à Igreja, Nietzsche a condenava; para ele, dentre os inteligentes o pior era o padre, pois conseguia incutir nos pensamentos do rebanho, fundamentos que só contribuíam para o afastamento da vida. Encontramos essas críticas em O Anticristo.
"O Existencialismo"
in Wikipedia

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Message to Women From a Man: You Are Not "Crazy"

http://www.huffingtonpost.com/yashar-hedayat/a-message-to-women-from-a_1_b_958859.html

Walking Away



Estou indo embora…
Pensei que tivesses notado
O meu silêncio calado
O tempo vive acelerado sem se sentir culpado
Por quem vive mergulhado num egoísmo cego
Esquece o que foi
Eu sei o quanto dói
Mas melhor viver sorrindo
Sem pensar no que podia ter sido feito ou dito
Continuar sem mágoas
E sem dor dar espaço para um novo amor
Desculpa não ficar
Já não vejo motivos para juntos seguirmos
As razões tornaram-se ignóbeis, mal consigo senti-las…
E quem diria que sem dor no coração te deixaria
Com uma frase apenas por dizer… Até um dia!
Rafaela Carreira





sábado, 14 de janeiro de 2012

"Os versos que te fiz"

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

                                                                   Florbela Espanca

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Ahhhh!Mais um ano que finda e mais um que entra. Ficamos logo cheios de planos, sonhos, aspirações mas que na maior parte das vezes não são realizados ou cumpridos por infinitos imprevistos. É! É a vida! Ou seremos nós? Mas fácil culpar a vida que a nós mesmos, é sempre mais fácil culpar os outros! Nós? Nahhh! Nós fazemos sempre, tentamos sempre mas olha é a vida… Pois para quem acredita em destino é fácil cair nesse "conto" mas quem acredita que nós fazemos o nosso próprio caminho segundo as nossas escolhas, acaba por ficar sempre preso na mesma tecla… “Esse ano será diferente, vou fazer isso, aquilo…. “ Enfim! O que desejo para 2012? Ora, confesso que não nasci no melhor dos continentes, nem no melhor país mas de algo estou certa… Sou sortuda por tudo que tenho, seria egoísmo de mais queixar-me. O que peço somente é que tudo tudo permaneça como está… A canção será sempre a mesma: Saúde, saúde, saúde!

Um Feliz ano novo!
Amor nos corações, sempre!!




Uma História Inacabada...



Quando ele tocou a campainha, estava Ísis na banheira a acabar o seu banho diário e sagrado mas logo teve que interromper e apressar-se… Ainda molhada, só teve tempo de pôr um vestido, e correr para abrir a porta. Não podia fazê-lo esperar. Sai a voar da casa de banho, desce as escadas como um vento à 100km/h e abre a porta. Lá estava Pedro, lindo como a primeira vez que se conheceram, com um olhar brilhante e um sorriso nos lábios. Ísis pôde sentir que ele estava ali por vontade própria, que desejava estar ali. Abriu-lhe então a porta e cumprimentou-o com um beijo delicado na face. Entraram para a sala, as cortinas encontravam-se abertas, os raios de sol batiam fortemente na janela e com a presença deles a sala rapidamente ficou envolvida por um sentimento extasiante de pressa. Depois de entrarem, Pedro abraçou-a e apercebeu-se de que Ísis havia acabado de sair do banho pois ainda se encontrava molhada. Ele olhou para ela sorrindo, e disse:
- Querida, não me podes receber desse jeito toda molhada.

Riram-se, olhando um para o outro, mergulhados num jogo de sedução como se fosse a primeira vez juntos. Ele tocava-a, intercalando com ritmos mais fortes e depois mais suaves. Ela podia sentir que ele a desejava mais do que tudo naquele momento e que era ali do seu lado que queria estar. Sem mais espera e afundados na magia um do outro, dirigiram-se para o sofá. Sentados, abraçaram-se com carinho e beijaram-se; um beijo ardente de tirar o fôlego. Era como se existisse uma força de valor incalculável que não os deixasse parar; pareciam dois ímanes completamente atraídos. E de repente estavam no chão da sala, nus, as vozes já não saíam, os gemidos e suspiros faziam-se ouvir por toda casa, o desejo era tão grande que não havia nada que os fizesse pensar em outra coisa a não ser em seus corpos juntos e excitados. Movidos por uma atracção incontrolável gozaram daquele momento com paixão e ternura… Depois de um súbito e surpreendente orgasmo mantiveram-se abraçados, sentido a respiração ofegante um do outro. Ísis pôde ouvi-lo sussurrar:

- Adoro-te minha querida – Pedro.
- Também te adoro – Ísis.
Mantiveram-se no chão e depois de umas horas juntos já chegava a hora de Pedro partir, para não sei mais quando voltar…

Rafaela Carreira