Paz&Amor

Paz&Amor
A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa é o que é. E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra, e quanto isso me basta. Basta existir para se ser completo. Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinha.

sábado, 24 de julho de 2010

Vale a pena ler até ao fim...

E foi então que apareceu a raposa.

__ Bom dia - disse a raposa.
__ Bom dia - respondeu educadamente o pequeno príncipe, que olhando a sua volta, nada viu.
__ Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira...
__ Quem és tu? - Perguntou o principezinho.
__ Tu és bem bonita...
__ Sou uma raposa - disse ela.
__ Vem brincar comigo - propôs ele. __ Estou tão triste...
__ Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. __ Não me cativaram ainda.
__ Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Mas após reflectir, acrescentou:
__ O que quer dizer "cativar"?
__ Tu não és daqui - disse a raposa. __ Que procuras?
__ Procuro homens - disse o pequeno príncipe. __ Que quer dizer "cativar"?
__ Os homens - disse a raposa - têm fuzis e caçam. É assustador! Criam galinhas também. É a única coisa que fazem de interessante. Tu procuras galinhas?
__ Não - disse o príncipe. __ Eu procuro amigos. __ Que quer dizer "cativar"?
__ É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. __ Significa "criar laços"...
__ Criar laços?
__ Exactamente - disse a raposa. __ Tu não és nada para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
__ Começo a compreender - disse o pequeno príncipe. __ Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...
__ É possível - disse a raposa. __ Vê-se tanta coisa na Terra...
__ Oh! Não foi na Terra - disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
__ Num outro planeta?
__ Sim.
__ Há caçadores nesse outro planeta?
__ Não.
__ Que bom! E galinhas?
__ Também não.
__ Nada é perfeito - suspirou a raposa.
Mas a raposa retornou a seu raciocínio.
__ Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens também. E isso me incomoda um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo... A raposa calou-se e observou por muito tempo o príncipe:
__ Por favor... cativa-me! - Disse ela.
__ Eu até gostaria - disse o principezinho - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
__ A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. __ Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
__ O que é preciso fazer? -perguntou o pequeno príncipe.
__ É preciso ser paciente - respondeu a raposa. __ Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. E te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás um pouco mais perto...
No dia seguinte o príncipe voltou.
__ Teria sido melhor se voltasses à mesma hora - disse a raposa. __ Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz! Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração... É preciso que haja um ritual.
__ Que é um "ritual"? -perguntou o principezinho.
__ É uma coisa muito esquecida também - disse a raposa. __ É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, adoram um ritual. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira é então o dia maravilhoso! Vou passear até à vinha. Se os caçadores dançassem em qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu nunca teria férias!
Assim o pequeno príncipe cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
__ Ah! Eu vou chorar.
__ A culpa é tua - disse o principezinho. __ Eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
__ Quis -disse a raposa.
__ Mas tu vais chorar! - Disse ele.
__ Vou - disse a raposa.
__ Então não terás ganho nada!
__ Terei, sim - disse a raposa. __ Por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
__ Vai rever as rosas. Assim, compreenderá que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te presentearei com um segredo.
O pequeno príncipe foi rever as rosas:
__ Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativaste ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no mundo.
E as rosas ficaram desapontadas.
__ Sóis belas, mas vazias - continuou ele. Não se pode morrer por vós. Um passante qualquer, sem dúvida pensaria que a minha rosa se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mas importante que todas vós, pois foi ela quem eu reguei. Foi ela quem pus sob a redoma. Foi ela quem abriguei com o pára-vento. Foi nela que eu matei as larvas (excepto duas ou três por causa das borboletas). Foi ela quem eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. Já que ela é a minha rosa.
E voltou, então, à raposa:
__ Adeus... - Disse ele.
__ Adeus - disse a raposa. __ Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.
__ O essencial é invisível aos olhos - repetiu o principezinho, para não esquecer.
__ Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante.
__ Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... - repetiu ele, para não esquecer.
__ Os homens esqueceram essa verdade - disse ainda a raposa. __ Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...
__ Eu sou responsável pela minha rosa... -repetiu o principezinho, para não esquecer.

Passagens de um livro de
Saint-Éxupery, “O Principezinho”

É exactamente isso que as pessoas que mais amamos fazem, cativam-nos e fazem-nos nunca esquecer. Bem, eu amo a minha família, os meus verdadeiros amigos. Nem que eu viva mil anos jamais me esquecerei deles. Cada um deles, à sua maneira fez uma tatuagem em meu peito para eu nunca me esquecer. Sou grata por existirem em minha vida, grata à Deus! Agradeço à ti, senhor, por pores pessoas na minha vida tão especiais!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

The Element of Freedom

...And the day came
When the risk it took
To remain tight and closed in the bud
Was more painful
Than the risk it took bloom...


This is the element of freedom!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Be You... Be Happy


Be you… Today, tomorrow, after tomorrow, and then and then… Every second and everyday! Forget what people say, the only important person in your own life is you! Is your life, not his life, her life, or their life, is yours! If you think is right, so do it. Don’t wait to be happy and to do what make you complete. The time is now, don’t waste it. Life is short to waste time thinking what people say about you or the way you live. People are hypocrites! Just be fucking happy my dears! You just live once!

“Being happy is to make each minute, a special moment.”

terça-feira, 20 de julho de 2010

For My Gilrs Out There...


Quando nos apaixonamos o sentimento de amor é forte, assim como o sentimento de possessão. Não está nos nossos planos perder aquela companhia algum dia. Muitas mulheres não se importam que o ex-namorado traia, ou que minta, elas não se importavam de viver para sempre assim, numa mentira.
Mas o que é isto do amor? Acho que as pessoas que chegam ao fim de namoro, não amam de verdade, embora custe deixar o outro partir, o amor é algo que possui dois sentidos. A sua felicidade deve estar acima de tudo. Não se deve forçar ou tentar forçar alguém a manter-se num relacionamento se o amor já se tiver desvanecido.

"Se ama alguém, deixe-o ir. Se regressar para você, é seu. Se não regressar, nunca foi seu."
Lembre-se sempre disso para seguir em frente e dar o seu lugar, deve ser digna e forte até ao final. Não deve chorar e implorar, as mágoas são para os fracos.
Não implore por amor, isto diminui a auto-estima;
Amar é algo voluntário e não obrigatório, é livre de escolher;
Não chore por algo que já foi, não era para você, pense positivo;
Não force ninguém a ficar com outrem por pena, é a pior coisa que se pode fazer;
Pode sempre encontrar outra pessoa como você, que procura alguém para amar;
Não se desgaste com sentimentos de culpa;
Olhe para você e veja como é bonito;
Faça coisas interessantes;
Você é mais que um objecto, é uma pessoa maravilhosa;
E por último nunca se deve culpar pelo fim do relacionamento. O amor também se desgasta. O amor é igual às flores, que requerem constantes cuidados e mimos, caso contrários secam!


SEJA FELIZ!:D:D


 In DiáriodeMulher

segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Hoje, enfrentamos muitos problemas. Alguns criados por nós em consequência de diferenças ideológicas, religiosas, raciais, económicas. Entretanto, chegou o momento de pensarmos em um nível mais profundo, um nível humano, e a partir daí apreciar e respeitar essa mesma condição nos outros seres humanos. Devemos construir relacionamentos mais próximos, de confiança mútua, compreensão e ajuda. Todos queremos a felicidade e evitar o sofrimento. Todos temos o mesmo direito de ser felizes, e aí reside a nossa igualdade fundamental. Não é necessário seguir filosofias complicadas. Nosso próprio cérebro, nosso próprio coração é o nosso templo. A filosofia é a bondade."

Dalai Lama

Tu és a Luz...

"Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino!"


By
Mahatma Gandhi


Esse homem sabia o que dizia...
Foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do "Satyagraha", princípio da não-agressão e forma não-violenta de protesto, como um meio de revolução.
O princípio do Satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de activistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela.
Ponho-me a pensar como pude existir um ser tão único quanto Gandhi, um homem com um coração tão puro que lutou com unhas e dentes pelos seus ideais e de uma forma bastante intrigante. Lutou pela independência do seu país (Índia) e assim como pelo direito de igualdade entre hindus e muçulmanos. Não usava a força, não usava a violência para alcançar os seus ideais, usava sim o seu coração, o seu amor e a sua fé.
Ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto.
Era vegetariano, renunciou o sexo aos 36 anos quando ainda era casado e deixou de usar roupas que representassem riqueza e sucesso. Passou a usar um tipo de roupa que costumava ser usada pelos mais pobres na Índia. Promovia o uso de roupas feitas em casas.



Parece impensável mas, sim, esse homem existiu! Um dos meus maiores inspiradores.


Albert Einstein:
"As gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra".


Tu és a Luz...

sábado, 17 de julho de 2010

HAPPY!

E hoje estou cheia de amor para dar... À minha família, aos meus amigos, ao porteiro, a quitandeira que passa com a sua bacia na cabeça, aos miúdos chatos que quase põem os seus produtos nos nossos carros só para comprarmos, à este, à esse, aquele, a quem quer que seja... Estou feliz e quero contagiar o mundo inteiro com a minha alegria... Como sempre, movida pela paz e pelo amor.... Peace and love for everybody:D


Rafaela T. Carreira

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Apaixonada...

Já não aguento mais… A solidão me apressa, a saudade me atormenta, a distância me destrói! Quanta falta tu me fazes!
Valerá a pena esperar-te, querer-te, desejar-te, amar-te? Perguntas sem fim e sem respostas em lugar nenhum. Porquê tanta ânsia, tanta dor, tanto tormento? Estou inquieta, preciso de certezas! Meu corpo chama por ti todas as noites…
Parece impensável mas é completamente soberbo, esse amor tão forte, tão inexplicável, tão intocável. Terei eu outra saída, senão gritar bem alto para todo mundo ouvir:
Estou completamente apaixonada!


Rafaela T. Carreira
"No hay caminos para la Paz, la Paz es el camino."

Gandhi

segunda-feira, 12 de julho de 2010

... E foi-se mais um Mundial!

E lá se vai mais um mundial, tão esperado pelos amantes do futebol e não só. A Copa do Mundo é um dos maiores espectáculos de todos os tempos que durante o tempo que é realizado move o mundo inteiro. Toda gente passa a ter uma coisa em comum, “o desejo de vencer”. Mas a verdade é que a enormidade de um espectáculo como esse nem sempre o importante e o objectivo primordial seja o de vencer mas sim o de “chegar lá” e tirar o máximo proveito enquanto o momento for vivido. Infelizmente e para tristeza de todos os angolanos, Angola não conseguiu se qualificar para a copa, mas assim como eu e como qualquer africano, sentimo-nos orgulhosos por dois motivos, pela primeira vez uma copa do mundo ter sido realizada em África e pelas maravilhosas performances das nossas equipas africanas. E para já quero parabenizar o “Gana” por ter chegado até onde chegou, foi um orgulho não só para os ganienses mas para todos os africanos que mantiveram os olhos voltados para África do Sul até ontem. Quem viu o encerramento pode concordar comigo que aquilo foi “something” de outro mundo… Em uma só palavra, brilhante! Pela primeira vez na história do mundial “Espanha” foi campeã de mais uma copa. Os parabéns para a Copa de 2010 vão para os espanhóis que mereceram a vitória pois mostraram ao mundo desde o princípio que seriam capazes de receber o título como a melhor equipa do mundo. E um viva a todos nós, que de uma forma indirecta também fizemos parte desse grandioso espectáculo. :D

sexta-feira, 9 de julho de 2010

" Uma má noite de sexo pode afastar as pessoas e uma boa noite de sexo pode aproximar". Será? Ou terá tudo a ver com "sentimentos" e "circunstâncias"... Humm... Interesting...I'll think about it...

Há que pensar...

Deixem-me contar-vos uma "cena" bastante intrigante que me aconteceu a semana passada.
Começou assim…
Estava eu em casa com a minha mãe, duas primas e um amigo. Preparava-me para o jantar de uma prima que havia feito anos naquele dia, numa linda e agitada sexta-feira. Estava no quarto a vestir-me quando começo a ouvir gritos vindo da sala de estar… Despacha-te Rafaela! Sempre a mesma! Pois é, cada um tem o que merece, não pedi para nascer numa família de impacientes, esperem aí, ou serei eu demorada demais? Bem, voltemos a “cena”…
Quando já estava pronta, fui ter com o pessoal à sala e tratamos de sair rápido e trancar as portas. Descemos as escadas, tudo se encontrava como o de costume, sem confusão, e o prédio limpinho. Que sorte a minha de viver num prédio tão organizado, visto que é raríssimo em Luanda. Finamente quando chegamos ao carro, o meu amigo põe as chaves na igniçao e logo repara que havia deixado os intermitentes ligados o que fez com que a bateria ficasse descarregada e o carro não pegasse. Esta agora! Não nos restou outra alternativa senão arranjar um pessoal para empurrar o carro, talvez resultasse se por acaso nos dessem uma mãozinha. Encontrados os rapazes, trataram eles de empurrar e para a nossa alegria o carro pegouuuu. Ufff! Rapidamente entramos para o carro e de repente os “tais” rapazes começaram a invadir-nos a pedir dinheiro. Eles eram uns 5 e exigiam que lhes déssemos dinheiro! Bem, o dinheiro foi dado. Mas pergunto-me agora, será que não se pode ajudar alguém por vontade própria e sem esperar nada em troca? Que mundo é esse?! Que mundo é esse em que a palavra “ajudar” significa “receber”? A verdade é que tem-se perdido tudo nesse mundo, o bom senso, a boa educação, carisma, solidariedade. Por favor, evidenciem o melhor em vós. Façam o bem por bem simplesmente e terão esse bem de volta!


“Não importa que uma causa seja justa e pura. É necessário que a justiça e a pureza existam dentro de nós.”
(Agostinho Neto)

Estou em mim nesse momento:)

“Intensa e apaixonada…
… À busca do meu caminho, daquilo que me completa, daquilo que me leva a felicidade”.
E mais um dia de curso de francês... O chato é só não puder ir à rua e pôr em prática o que aprendo, apesar de pôder praticar com os meus irmãos mas o problema é que nem sempre estou com eles. O que torna de facto um bocado dificl o melhoramento a nível de conversa porque consigo entender muitas coisas; como vocês sabem o francês e o português derivam ambos do latim motivo este que torna mais fácil a aprendizagem pois têm muitas palavras similares. Mas apesar dos contras de aprender uma língua diferente da que é falada no país onde me encontro,estou entusiasmadissima... HUmm... Bonjouurrr chers lecteurs:)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito.
 Faça a sua parte, se doe sem medo.
 O que importa mesmo é o que você é...
 Mesmo que outras pessoas não se importem.
 Atitudes simples podem melhorar sua vida.
 Não julgue para não ser julgado...
 Um covarde é incapaz de demonstrar amor, isso é privilégio dos corajosos."

(Mahatma Gandhi)
Para a minha vida só desejo uma única coisa… Ser feliz! E para tal só preciso estar do lado das pessoas que mais amo. São eles que me dão força para continuar, para seguir em frente de cabeça erguida, para ter motivos para rir e não me desesperar quando as fases "más" surgirem. À todos aqueles que fazem a diferença na minha vida, desejo o melhor e que façam sempre o melhor. =)

Rafaela T. Carreira

quarta-feira, 7 de julho de 2010

"A vida é um caminho de sombras e luzes.
 O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar as luzes."


Henri Bergson

Flying Without Wings

Everybody's looking for "that" something
One thing that makes it all complete
You find it in the strangest places
Places you never knew it could be

Some find it in the face of their children
Some find it in their lover's eyes
Who can deny the joy it brings
When you've found that special thing
You're flying without wings

Some find it sharing every morning
Some in the solitary lives
You'll find it in the words of others
A simple line can make you laugh or cry

You'll find it in the deepest friendship
The kind you cherish all your life
And when you know how much that means
You've found that special thing
You're flying without wings

So, impossible as they may seem
You've got to fight for every dream
Cause who's to know which one you let go
Would have made you complete

Well for Me, It's waking up beside you
To watch the sunrise on your face
To know that I can say I love you
In any given time or place

It's little things that only I know
Those are the things that make you mine
And it's like flying without wings
Cause you're my special "thing"
I'm flying without wings

And you're the place my life begins
and you'll be where it ends
I'm flying without wings
And that's the joy you bring
I'm flying without wings


This Song is dedicated to my special "thing":)


Westlife Song

Sociedade Hipócrita!

Bem, nem sei por onde começar… Hum… Que prazer dá em nos metermos na vida dos outros? Em difamar, caluniar, inventar histórias? Será que existe algum benefício em estragar a vida de alguém com mentiras? A sociedade está doente, e isso preocupa-me. Chegaremos ao ponto de termos de viver como robots, pois estaremos condicionados a viver de acordo aos olhos e agrados dos outros! É sempre muito mais fácil falar, apontar, culpar. Como se costuma dizer: pimenta no olho do outro é refresco! E é bem verdade, quando fazemos ninguém nos pode acusar mas quando nos atinge já é mau. As pessoas têm-se tornado cada vez mais hipócritas… A hipocrisia apoderou-se de Luanda! Que direito tenho eu de julgar alguém pelo modo de vida que leva; tenho minhas opinões, ideias e convicções bem assentes e determinadas, mas nada me dá o direito de apontar o dedo a quem quer que seja e achar-me o melhor, com a melhor vida, com a melhor conduta. O meu tecto também é de vidro! Falam dos outros quando no fundo também fazem o mesmo ou até pior, mas o ser humano do seu ponto de vista e segundo a sua percepção os outros é que estão sempre mal e errados! Falo dessa forma e sobre isso pois tenho presenciado e vivido situações particularmente constrangedoras. Vejo cenas tristes, pessoas a sofrerem e a serem violentamente magoadas. E o pior de tudo, são as cicatrizes que deixam, os danos morais causados são a maior consequência de rude atitude. Põe-me furiosa, pois ninguém tem o direito de arruinar a vida de alguém de uma forma tão cruel. Não posso, não consigo viver num lugar assim, em que todo mundo só quer o mal do próximo. NÃO! Não posso mais… Em relação a mim, também tenho tido más e amargas experiências. Tanto criticam, tanto falam mas na verdade não passam de pessoas repugnantes e com personalidades tristes. Não que me façam cair, ou que me façam infeliz… Fazem-me sim ter raiva e andar no medo… Medo de viver a minha própria vida. Será que têm esse direito? De impor em mim regras para eu viver a minha própria vida? Será que tenho que ter cuidado quando for me divertir do meu jeito? Da forma como ando? Visto? Falo? Serei sempre posta à prova? Cabeças dementes, gente pequena, hipócrita… Ai de mim que me importasse com opiniões de terceiros, estaria fodida. Aprendi que devo me preocupar com quem interessa, com quem é importante… O resto é inútil, é conversa! Quem faz a diferença, merece minha atenção e meu respeito. Viverei e amarei intensamente até ao meu último suspiro. Para os meus caros leitores e para quem já passou por uma situação desse tipo (é difícil encontrar quem nunca tenha passado por isso), só posso dizer que seja forte! O tempo é o melhor remédio; não se preocupe porque “amanhã” já ninguém se vai lembrar. Preocupe-se simplesmente em fazer o bem para que esse “bem” volte para você em dobro. Be Happy!


By
Rafaela T. Carreira