Paz&Amor

Paz&Amor
A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa é o que é. E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra, e quanto isso me basta. Basta existir para se ser completo. Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinha.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ela é música em mim...



É uma multifacetada jovem angolana e apaixonada pelo trabalho que faz. Recentemente mãe de uma linda menina, (minha sobrinha por sinal) que a fez e faz descobrir emoções que jamais pensou que pudessem existir!
O trajeto profissional de Monica Almeida é marcado por várias mudanças tanto profissional como geograficamente. Terminado o Puniv, começa a frequentar o curso de Engenharia das Telecomunicações, em Luanda, na Universidade Católica, a fim de dois anos muda-se para Lisboa onde teve a oportunidades de estudar e trabalhar no que realmente gosta: fotografia! Frequentou a licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, fez uma pós-Produção na ETIC, Jornalismo TV na ETIC, e também um curso de Design de Moda na Lisbon School of Design.
Volta para Luanda em 2012 e começa a trabalhar numa revista como redatora e fotógrafa, e depois como Social Media Manager no grupo brasileiro da Ipanema. Atualmente tem um estúdio de fotografia onde tem exercido o seu trabalho.
"Não se ama quem não ouve a mesma canção"... Não estou certa se ela se lembra desse momento mas estavámos nós no carro um dia qualquer de muito mas muito calor a ouvir música e por alguma motivo qualquer coisa nos fez parar nessa frase. Apesar de ser uma metáfora levamos a frase no seu sentido literal porque há gostos musicais que sinceramente são um obstáculo a qualquer possível envolvimento emocional. (risos) Não me levem a mal, não sou completamente dura em relação a isso, só parcialmente por inteiro (...) (Dirás tu, que parva!) Mas gostos são gostos! Arrr!
Se há uma pessoa que sei que partilho da mesma onda musical, é esta mulher! Os momentos fluem quando estamos juntas, apesar das inúmeras divergências que temos noutros campos, ela é música em mim... Eu, ela e música, a combinação perfeita!
Para finalizar, deixo uma nuvenzinha do trabalho desta menina mulher...


Yamakasi


terça-feira, 20 de maio de 2014

Cinema no Telhado

O Goethe-Institut é um Instituto Cultural da Alemanha que desempenha atividades na área do cinema, música, literatura, teatro, dança, etc, por todo mundo. Promove o conhecimento da língua alemã, assim como a colaboração cultural a nível internacional. Transmite uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural.
Tive a oportunidade de aproveitar uma iniciativa deste instituto no âmbito do cinema que é o projeto "Cinema no Telhado". Com uma parceria com a Universidade Lusíada de Angola, o Goethe tomou a iniciativa de criar "um cinema alternativo" no telhado de uma das instalações da universidade com filmes maioritariamente alemães e com entrada gratuita.
Às terças lá ía eu para o terraço da minha antiga universidade e muitas vezes sozinha porque era um horário complicado para ter companhia. Se calhar o que menos gostava na altura era de ir sozinha porque é indubitável que "a felicidade é para ser partilhada". Sinto uma saudade enorme de estar sentada naquele terraço a levar com a brisa luandense no rosto, e de poder conhecer mais além de "Hollywood". Devo dizer que se conheço um bocado do cinema alemão é exatamente por essa iniciativa brilhante.
Obrigada, Goethe, por me fazeres descobrir novos horizontes e afirmar convictamente de que há muito, mas muito mais além de Hollywood.

Yamakasi

quarta-feira, 14 de maio de 2014

De amigos de Luanda para Luanda

Ilha de luanda



Kalu, Associação do Naturais, Residentes e Amigos de Luanda, é uma associação de caráter voluntário e sem fins lucrativos.
Existe desde 2004 com variados objetivos desde desenvolver campanhas de educação cívica, promover o progresso cultural e material dos luandenses, zelar pela salvaguarda dos testemunhos que contam a história de Angola, e muito mais.
Com o lema: "Um por todos, todos por Luanda" acredita que as mudanças não se dão com um mas com o todo, e que preservar e cuidar de Luanda é preservar a nossa cultura e identidade, é crer que juntos podemos fazer de Luanda uma cidade mais justa e mais forte culturalmente!


Porque Luanda kuia tipo sambapito :)



Yamakasi

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Meninos Pintores de Angola


CACAJ é um centro de acolhimento de crianças, fundado em 1993 pelos Missionarios do Verbo Divino através do Padre Horácio Caballero e pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. 
Atualmente, o centro abriga 135 meninos abandonados, dos 6 aos 18 anos. Os meninos frequentam a escola normal e dentro da instituição têm aulas de reforço académico e atividades extra-curriculares, têm também formação profissional básica nas áreas de estofo marcenaria, serralharia, eletricidade, informatica e artes plásticas. 
O Projecto CACAJ Luanda, com o nome "Os Meninos Pintores de Angola" é um projecto sócio cultural com o objectivo de promover os direitos da criança com vista à sua autonomia e reintegração sócio familiar e também com o intuito de lhes dar uma profissão, incentivar a sua criatividade e promover a cultura. Contam com a ajuda de voluntários, e já fizeram uma exposição em Viena, Austria. 
Tive a oportunidade de visitar uma exposição destes meninos e devo dizer que apesar de não ser entendedora profissional de arte, os quadros destes meninos têm uma qualidade e criatividade dignos de serem valorizados! 
Deixo-vos aqui um vídeo com os meninos. Enjoy it!




Yamakasi